Visual agressivo com boas prestações e comportamento desportivo
Prepare-se para que alguns dos outros condutores o olhem com alguma desconiança inicial. Um Ford Focus rebaixado, com jantes grandes, spoilers e ailerons.
Integralmente pintado de negro desde a traseira até à grelha, pode parecer que foi alvo de alguma transformação… Não lhes dê qualquer coniança, carregue no acelerador e disfrute!
Em boa hora a marca da oval azul decidiu conciliar a sigla ST com uma unidade diesel. O Focus ST 2.0 TDCi, aqui em versão Station Wagon, apresenta-se ao serviço com 185 cavalos debitados pela unidade com 1.997 cc de injecção direta e turbo de geometria variável. Conte ainda com um binário de 400 Nm disponível entre 2.000 e 2.750 rpm. Agora junte ao conjunto jantes de 18 polegadas, travões desportivos, e, no interior, baquets Recaro e conjunto extra de manómetros, só para mencionar os itens mais chamativos. Já tem uma ideia do que tem ao seu dispor? Mais umas dicas: um chassis, já de si referencial, recebe tratamento desportivo e junta-lhe o sistema de vectorização de binário e um controle de estabilidade mais permissivo.
Que mais quer? Uma boa sequência de curvas é o que lhe garanto! ST é a sigla que a Ford escolheu para marcar os seus modelos desportivos e este é um excelente representante dessa mais recente geração de modelos. Será capaz de o surpreender e, ao mesmo tempo, entusiasmar!
O binómio motor-chassis encontra justamente aqui um dos seus melhores representantes. Conduzir esta “carrinha” como um desportivo é uma realidade permanente. O motor tem força suiciente para se manter sempre disponível logo a partir das 2.000 rpm e tem uns médios regimes de grande intensidade. Prepare-se para uma suspensão pensada para isso mesmo, e por isso mais saltitante em mau piso e extremamente eicaz em bom piso. A eicácia é tão grande que não irá ter quaisquer pensamentos negativos. Bem pelo contrário.
O sistema de vectorização de binário permite controlar a forma como a potência é distribuída consoante a necessidade em curva enviando justamente para a roda que mais precisa dela. Um conjunto sempre intuitivo e fácil de apreender.
O preço base deste modelo é de 37.587 euros e por este preço é o melhor que encontra no mercado deixando para trás algumas propostas, completamente sem sabor, de alguma concorrência que se valem eventualmente da força do logótipo para oferecer motores subnutridos e bem menor
prazer de condução.
O Focus ST “diesel”, como poderá ser chamado, é um verdadeiro desportivo!
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