quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ford Mondeo ST Vignale 2.0 TDCi biturbo


Viver de aparências

Para a Ford, “premium” quer dizer cromados, pele e equipamento com fartura.
Se para si quer dizer o mesmo, o Mondeo Vignale pode ser uma opção.

Que a Ford (enquanto cultura de empresa e não por qualquer limitação técnica, bem entendido) não compreenda o conceito Premium, pelo menos o europeu, isso foi bem evidente no trabalho que realizaram na Jaguar e na Volvo enquanto estas fizeram parte do seu portfólio. Basicamente, tudo se resumia a muita pele, cromados e equipamento até mais não, esquecendo que o segredo está na integração de tudo
isto num todo coerente e não apenas na aparência superficial.


E este Mondeo Vignale mostra que o conceito continua a iludi-los (a tal Ford, entidade empresarial). Exemplos desta falta de coerência não faltam: a grelha de efeito metálico ao estilo “Aston Martin” e os grupos óticos “Mustang” criam uma boa impressão, mas esta é completamente arruinada pelo excesso de cromados no para-choques e por uns faróis de nevoeiro gigantescos; o Mondeo Vignale vem com vidros duplos (o que acrescenta peso e custo) e um sistema de supressão de ruído ativo, mas depois os piscas fazem bastante barulho. A oferta de equipamento de série é imbatível, tanto em matéria de ajudas ativas à condução (segurança e conforto) como de infotainment, mas em contraponto a atuação dos sistemas é brusca, pouco refinada e o grafismo do ecrã central está nitidamente ultrapassado neste segmento.

 

Mas sendo um Mondeo, a condução é boa, ou não? Sim e não. A Ford faz dos melhores chassis da indústria, mas o Mondeo não se destaca tanto como o Fiesta e o Focus nos seus respetivos segmentos. O motor 2.0 Diesel biturbo não é muito discreto mas nota-se bem que tem potência, sobretudo depois de vencer a inércia do arranque inicial, e a caixa de dupla embraiagem não compromete, embora não possua um verdadeiro modo manual. Porém, a afinação de suspensão é demasiado firme e não existem amortecedores pilotados (uma característica Premium) para poder suavizar o pisar a baixa velocidade em cidade.


FORD MONDEO ST VIGNALE 210 CV
Preço 52 718 euros

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha
Colocação: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1997 cc
Distribuição: 2 v.e.c./16 válvulas
Alimentação: Injeção direta Diesel Commom Rail, biturbo
Potência máxima: 210 cv/3750 rpm
Binário máximo: 450 Nm/2000-2500 rpm

Transmissão
Tração: Dianteira, ESP
Caixa: Dupla embraiagem, 6 v.

Plataforma
Suspensão - dianteira: MacPherson, triâng. inferiores e barra estabilizadora
Suspensão - traseira: Multibraços com barra estabilizadora
Direção/nº voltas: Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável/12,6
ø viragem: 11,6 metros
Travões - Dianteiros: Discos ventilados
- Traseiros: Discos
Pneus - Dianteiros: 235/40 R19
- Traseiros: 235/40 R19

Carroçaria
Comp./Larg./Alt.: 4867/1852/1501 mm
Peso: 1609 kg
Rel. peso/potência: 7,66 kg/cv
Cap. da mala: 525-1630 litros
Cap. do depósito: 63 litros

Prestações anunciadas

Velocidade máxima: 228 km/h
0-100 km/h: 8,1 segundos

Consumos anunciados
Urb./ Extra-urbano: n.d./n.d. l/100km
Combinado/CO2: 5,2/134 g/km

  
 

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