segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ford Tourneo Courier para depois do trabalho

Devido às suas raízes comerciais, este derivado do furgão Transit Courier poderá não estar nas conjeturas da maioria dos compradores de um pequeno carro para a família. Contudo, o sentido prático, preço e equipamento desta Ford Tourneo Courier dão que pensar.

O Tourneo Courier partilha com o B-Max e Fiesta a plataforma e alguns componentes. Isso faz com o furgão tenha um chassis ágil e confortável q.b., ao nível de um utilitário. Contudo, a forma quadrada do comercial de passageiros faz com que desafie invarivelmente a física, sobretudo em curva, além de não fazem dele um exemplo de beleza.

Com espaço para cinco ocupantes, proliferam os espaços para arrumação no habitáculo, com destaque para a ampla consola central, compartimento de arrumação por cima dos lugares da frente e mesas nas costas dos bancos dianteiros. Os ocupantes dos lugares posteriores saem penalizados pela abertura em compasso das janelas, bancos traseiros que não deslizam e curto espaço para pernas, mas o acesso ao inteiror é facilitado pelas portas de correr. Apesar de ser possível regular o volante em altura e comprimento, é difícil encontrar a posição de condução ideal - obrigando quase sempre a optar por uma posição excessivamente elevada. 


O motor três cilindros turbo a gasolina 1.0 é um conhecido exemplo de downsizing e os 100 cv debitados chegam para o gasto, mas são insuficientes quando o furgão viaja mais carregado. Os consumos (medimos uma média de 6,7 l/100 km) e ruído disparam sobretudo em autoestrada acima dos 110 km/h. Em cidade, os valores também sobem e a condução obriga a recorrer bastante à caixa manual de cinco velocidades. 
Com um equipamento completo de série, a unidade ensaiada (Titanium), inclui opcionais como os sensores de estacionamento traseiro (183 €), sistema start&stop! (305 €), pack Nav Sync (ar condicionado automático, navegação, rádio CD Sync: 1118 €) e pintura metalizada (559€).

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